Dúvidas Frequentes

Apresentamos as perguntas e respostas mais frequentes:.

Caso não encontre a resposta, entre em contato com a Central de Atendimento ao Fornecedor através do telefone (18) 3606-8900 ou clique aqui para enviar a sua dúvida informando a Razão Social, CNPJ, telefone e o contato.

Não recebi ou esqueci minha senha. O que devo fazer?
Acesse o ícone “Já possuo login” e clique em “Esqueci minha senha”. Após informar o seu login, uma nova senha será enviada ao e-mail do representante legal.

Nota importante Verifique a caixa de spam ou de lixo eletrônico, pois o e-mail com a nova senha pode ter sido movido para lá por engano.

O que é e-CNPJ e como consegui-lo?
O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas na Internet.
O e-CNPJ deve ser emitido em nome do representante legal da empresa na Receita Federal. Pode ser utilizado também para assinatura das notas fiscais eletrônicas (NFe), caso seja o mesmo responsável.
Para emissão do certificado digital, a pessoa deverá possuir um CPF e CNPJ válidos, deve estar com a situação regular e com os dados corretos na Receita Federal e adquirir de uma das autoridades certificadoras credenciadas, como exemplo:
Certisigin: www.certisign.com.br
Verisign: www.verisign.com.br
Serasa Experian: www.serasaexperian.com.br

Para fornecedores já cadastrados, a Nota Fiscal Eletrônica (arquivo XML - Nfe) deve ser enviado para qual endereço eletrônico?
Obrigatoriamente, o arquivo XML (NFe) deve ser enviado para o endereço eletrônico nfe@unialco.com.br. O arquivo que deve ser disponibilizado deve ser com formato “nfeproc”, arquivo este que faz parte de resolução da SEFAZ. Caso haja a necessidade de enviar arquivo PDF da nota fiscal, este não deverá ser direcionado a este email, mas sim, encaminhado ao CRD (Central de Recebimento de Documentos) da unidade produtora que está adquirindo a mercadoria ou serviço.

Tem algum custo para realizar o Pré-Cadastro no Portal de Fornecedores Unialco?
Não. O pré-cadastro no Portal de Fornecedores Unialco é gratuito. O custo que eventualmente ocorrerá, será no processo de homologação, posterior ao pré-cadastro. Esse custo é referente à avaliação cadastral, conforme mostrado no 3º passo da página “Fornecedores>Seja Fornecedor Unialco”.

Após ter completado o meu pré-cadastro no Portal de Fornecedores Unialco já posso fornecer?
Não, pois após o pré-cadastro é necessário realizar a homologação. Sua empresa só estará habilitada ao fornecimento depois de ter sido aprovada no processo de homologação e cadastrada na base de fornecedores Unialco.

Nota importante: O fato de o fornecedor ter sido homologado e cadastrado em nossa base de fornecedores não significa que o seu produto também tenha sido. Para determinados materiais (por exemplo, insumo industrial e embalagem), além da empresa estar homologada, é necessário que o material também esteja homologado. A homologação do material é realizada em outro processo, sob os cuidados da área técnica responsável.

Quais documentos são avaliados no processo de homologação?
Os documentos a serem avaliados no processo de homologação podem variar de acordo com o produto/serviço a ser fornecido. De forma geral, os documentos avaliados são:
Certidão FGTS;
Certidão INSS;
Certidão Conjunta Receita Federal/ Min. Fazenda;
Certidão negativa de ações trabalhistas;
Últimos balanços mais balancete do anual corrente.

Quais documentos são avaliados pela Unialco no que se refere à Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Saúde e Segurança?
Os documentos a serem analisados podem variar de acordo com o produto/serviço a ser fornecido. De forma geral, os documentos avaliados são:
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
Certificado ISO 9001;
Certificado ISO 14001;
Certificado OHSAS 18001;
Certificado SA 8000;
Certidão de Registro de Pessoa Jurídica no CREA, CRQ, CRN, ou órgão pertinente á atividade de sua empresa;
Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária (Protocolo ou documento definitivo);
Licença de Operação ou Certificado de Dispensa de Licença da CETESB.

Todos os documentos solicitados são obrigatórios?
Não. Os documentos obrigatórios podem variar de acordo com o material e/ou serviço fornecido por sua empresa. Os seguintes documentos são obrigatórios a todos os fornecedores:
Última alteração Contratual consolidada ou o Contrato Social, caso sua empresa não tenha tido nenhuma alteração contratual;
Cartão CNPJ;
Comprovante bancário (Cheque ou extrato bancário ou cartão de débito/crédito ou carta em papel timbrado com assinatura do gerente do banco);
Documentos que comprovem a classificação tributária de sua empresa.

Minha dúvida não foi esclarecida. O que devo fazer?
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